quinta-feira, 14 de novembro de 2013

‘Prêmio São Paulo de Literatura 2013’



Biblioteca Municipal recebe escritores finalistas no ‘Prêmio São Paulo de Literatura 2013’ 


A Biblioteca Municipal ‘Poeta Paulo Bomfim’ será sede do bate-papo com os escritores Evandro Affonso Ferreira, Jacques Fux e Luisa Geisler, finalistas da sexta edição do ‘Prêmio São Paulo de Literatura 2013’. Itanhaém receberá no dia 18 de novembro, às 14 horas, os três autores para discutir sobre literatura e o processo de criação dos livros indicados. O evento será na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.

Os livros que concorrem ao prêmio são de ficção, no gênero romance, comercializados em 2012. A ênfase no romance é uma característica do Prêmio São Paulo de Literatura, inspirado no britânico Booker Prize. Os finalistas foram escolhidos por profissionais do meio literário, entre autores, editores, acadêmicos, críticos, livreiros e bibliotecários.

Itanhaém é a única cidade da Baixada Santista a receber os autores que também passarão por Lençóis Paulista, Garça, Guararema e Biblioteca São Paulo. A participação ativa dos profissionais da Biblioteca Municipal em cursos e atividades fez o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo escolher o espaço como sede de um dos encontros.

O Prêmio São Paulo de Literatura foi lançado em 2008 e, desde então, atrelou a uma série de projetos realizados pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. No concurso participam as três categorias: ‘Prêmio São Paulo de Melhor Livro do Ano’, ‘Prêmio São Paulo de Melhor Livro do Ano - Autor Estreante até 40 anos’ e ‘Autor Estreante’ com mais de 40 anos. 

SOBRE OS AUTORES:

Evandro Affonso Ferreira concorre na categoria ‘MELHOR LIVRO DO ANO - AUTOR’ com o título O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo Rotterdam – Editora Record.

Nascido em Minas Gerais, em 1945, e radicado em São Paulo há 40 anos, Evandro surgiu na literatura em 2000. Participou de uma coletânea de contos organizada por Alcir Pécora em Portugal (Editora Cotovia) ao lado de Osman Lins, Dalton Trevisan, Samuel Rawet, Hilda Hilst, José J. Veiga, João Antonio e Sérgio Santana. Tem cinco livros publicados: Grogotó! (Topbooks), Araã! (Hedra), Erefuê, Zaratempô! e Catrâmbias! (Editora 34).


Jacques Fux concorre na categoria ‘MELHOR LIVRO DO ANO - AUTOR ESTREANTE ATÉ 40 ANOS’ com o título Antiterapias – Editora Scriptum.

Jacques nasceu em 1977, em Belo Horizonte. Publicou, em 2011, seu primeiro livro, Literatura e matemática: Jorge Luís Borges, Georges Perec e o OULIPO. Recebeu o Prêmio Capes 2011 pela melhor tese do Brasil em Letras/Linguística de 2010. É professor universitário, escritor e conferencista.


Luisa Geisler concorre na categoria ‘MELHOR LIVRO DO ANO - AUTOR ESTREANTE ATÉ 40 ANOS’ com o título Quiça – Editora Record.

Natural de Canoas (RS), Luisa passa dois terços de seu tempo em Porto Alegre, estudando Relações Internacionais. Contos de mentira, seu livro de estreia, conquistou o Prêmio SESC de Literatura na categoria Contos e Crônicas. Para alguém que nasceu em 1991, não é pouco o que já fez: ganhou prêmios literários, publicou contos em antologias, revistas e na internet, traduziu, lecionou inglês, estudou cinco idiomas estrangeiros e somou outros tantos feitos afins.
Por Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog