quarta-feira, 28 de maio de 2014

OFICINA ENSINA TÉCNICAS DE CONSERTO DE LIVROS NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

ORIENTAÇÃO – Os participantes aprenderam técnicas para o conserto de livros, além de dicas para a conservação do acervo.


  
   Profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura de Itanhaém participaram da oficina Pequenos Reparos em Material Bibliográfico, oferecida pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, para ensinar técnicas de conservação e conserto de livros. O curso foi ministrado pela bibliotecária Margaret Alves Antunes. 


 
    A Biblioteca de Itanhaém foi uma das selecionadas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) para sediar palestras, cursos e oficinas. “Fiquei impressionada com as dicas repassadas na oficina para conservar mais tempo os livros. Por exemplo, durex é algo que não pode ser usado nunca e eu nem imaginava”, conta a funcionária da Faculdade Belas Artes, Fernanda Aparecida de Oliveira. 
Margaret Alves Antunes é bibliotecária, com estágio no Setor de Conservação na Biblioteca Mario de Andrade, sócia-proprietária da Contracapa Oficina de Encadernação (1987-1991) e Coordenadora da Rede de Bibliotecas UNESP (2005-2008). Ministrou cursos e oficinas similares em diversas Unidades da UNESP. É autora do livro ‘Pequenos Reparos em Material Bibliográfico’, publicado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, na Série Notas de Biblioteca.
   “Nesta oficina o pessoal esteve interessado, participativo e atento. A oficina foi formatada porque notei que as bibliotecas tinham muitos livros que eram deixados de canto porque estavam rasgados, sem capa, entre outros. Então, comecei a notar que faziam falta pequenos consertos que ajudassem a dar vida a essas obras para que as bibliotecas continuassem atendendo os usuários até conseguirem repor aquele livro”, explica a oficineira.  
O SisEB promove a capacitação de profissionais por meio de eventos, palestras, cursos e oficinas. O objetivo é disseminar o conhecimento nas áreas relacionadas às atividades das bibliotecas públicas a fim de melhorar as práticas de gestão e aprimorar permanentemente os serviços oferecidos ao cidadão. 

Por Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog